Apresentação
O projeto Conversando Sobre Drogas destina-se aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Foi desenvolvido com o intuito de esclarecer sobre o tema “prevenção ao uso de drogas”, de uma maneira clara e objetiva, trazendo dados estatísticos, consequências do uso de drogas, aspectos legais e outras informações relevantes.
Além dos livros dos alunos, o projeto traz um livro informativo para as famílias dos jovens, de maneira a instruir e preparar os familiares para que o diálogo aconteça também em suas casas, e um livro específico para os professores, com o objetivo de contribuir para as discussões que deverão ocorrer em sala de aula.
Ao abordar em seus livros conteúdos relacionados aos agravos à saúde decorrentes do abuso de drogas, tratando-os por meio de reflexão e diálogo, o projeto atende ao disposto no documento do Tema Transversal Saúde, dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, elaborados pelo Ministério da Educação.
Os dados e informações constantes nos livros do projeto foram levantados por equipe multidisciplinar composta por profissionais de elevada qualificação.
Livro do Aluno
Para cada um dos quatro anos do Ensino Fundamental II, o projeto disponibiliza um livro específico para o aluno. Neles, o crescimento do consumo de drogas – lícitas e ilícitas – no Brasil, em particular do crack, é abordado pela ótica do mundo adolescente: informação contextualizada, linguagem multimidiática, recursos de criação literária, personagens representativos do universo adolescente.
Cada um dos quatro livros do aluno tem como objetivo esclarecer os jovens sobre as verdades do mundo das drogas, mostrando as consequências do consumo. Acredita-se que, de posse dessas informações, eles poderão ter consciência de suas escolhas e buscar uma vida saudável. É importante saber que as escolhas que fizermos na adolescência irão refletir diretamente na vida adulta.
Além dos dados técnicos, legais e sociais do uso de drogas pelos jovens em nosso País, o livro traz várias atividades interdisciplinares para serem desenvolvidas, discutidas e refletidas por eles, na escola, com seus colegas e professores, e uma reflexão interna e pessoal sobre o assunto.
Aluno:
Livro paradidático de acordo com a sua série.
Família:
Livro de orientação para a família
Professor:
Um livro com orientações a serem trabalhadas em sala de aula, mais o livro da família e os livros dos alunos.
Livro da Família
O Livro da Família incorpora proposta a ser apresentada aos familiares com base nos livros do aluno. Nele, são inseridas informações importantes, visando a aproximar a família do tema e, consequentemente, prepará-la para apoiar o jovem.
Livro do Professor
O Livro do Professor apresenta aos educadores a importância de debater o tema com os jovens, os objetivos do material (prevenir por meio da informação), e sugestões de abordagem e discussão dos temas que compõem os livros do aluno.
Para cada um dos quatro anos do Ensino Fundamental II, o projeto disponibiliza um livro específico para o aluno. Neles, o crescimento do consumo de drogas – lícitas e ilícitas – no Brasil, em particular do crack, é abordado pela ótica do mundo adolescente: informação contextualizada, linguagem multimidiática, recursos de criação literária, personagens representativos do universo adolescente.
Cada um dos quatro livros do aluno tem como objetivo esclarecer os jovens sobre as verdades do mundo das drogas, mostrando as consequências do consumo. Acredita-se que, de posse dessas informações, eles poderão ter consciência de suas escolhas e buscar uma vida saudável. É importante saber que as escolhas que fizermos na adolescência irão refletir diretamente na vida adulta.
Além dos dados técnicos, legais e sociais do uso de drogas pelos jovens em nosso País, o livro traz várias atividades interdisciplinares para serem desenvolvidas, discutidas e refletidas por eles, na escola, com seus colegas e professores, e uma reflexão interna e pessoal sobre o assunto.
Aluno:
Família:
Professor:
Livro da Família
Livro do Professor
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
Livro
Interativo
Capacitação Docente
- PALESTRA DE ABERTURA
- TREINAMENTO PRESENCIAL
- OFICINAS TEMÁTICAS
A Autora
Márcia Honora é fonoaudióloga, mestra em Educação e há muito tempo dedica seus estudos à inclusão de pessoas com deficiência e a diversidade humana. É autora de 121 livros, entre eles, mais de 50 paradidáticos sobre a temática da educação e da diversidade.
Usar ferramentas da leitura para falar da vida real? Um desafio. Para falar da vida real em sua expressão mais dura, a perda de jovens para as drogas? Um desafio muito maios. Por isso mesmo, foi inevitável abraçar a tarefa. Porque há urgências que precisam ser trazidas à tona, e a literatura sempre se prestou a falar do que é difícil, mas necessário.
Márcia Honora – Autora
Amparo Legal
Trabalhando o tema no projeto
Os livros do projeto Conversando Sobre Drogas não são um mero receituário de perguntas e respostas ensaiadas, até porque o adolescente, pela própria natureza de seu processo de amadurecimento, rejeita qualquer caminho pronto e pavimentado pelos valores dos “mais velhos”. O que se propõe, em cada página do livro do aluno, é o desafio do conhecimento de causa. Um conhecimento a ser adquirido com base no debate aberto e na contraposição de visões.
Em cada atividade, cada convite à reflexão, o que se faz é a construtiva provocação sobre o estar no mundo, com o olhar voltado para o futuro e para as maravilhas de ser “dono do próprio destino”, uma condição negada a quem usa droga.
Para falar com o público infanto-juvenil, crianças e pré-adolescentes é preciso um discurso que seja compreendido, mas, principalmente, aceito. O adolescente precisa “se ver” no que está lendo. Precisa reconhecer valores, expectativas, inquietações. O jovem precisa, enfim, de um livro com um espírito como o seu: jovem. Tendo essa convicção como ponto de partida, os livros do Projeto transpõem o discurso da ficção adolescente para a temática das drogas.