Apresentação
O Ministério da Educação, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, propõe a doação de conteúdos de saúde associados à prevenção ao uso de drogas no anos iniciais do Ensino Fundamental, amparado pelo fato de que a iniciação no consumo de drogas mostra-se um fator de risco, em determinadas realidades, já entre alunos de primeiro a quinto ano.
Em consonância com as determinações do MEC, o projeto educacional Papo de Gente Pequena, destinado aos alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, tem o objetivo de trabalhar e desenvolver a discussão sobre o tema das drogas na sala de aula, de maneira esclarecedora, oferecendo informações valiosas e respeitando as diferentes faixas etárias.
Todos os livros do projeto, para alunos, professores e famílias, foram baseados em informações e pesquisas científicas realizadas por uma equipe de profissionais altamente qualificada.
Livro do Aluno
1º Ano: Problema de Pixoxó
2º Ano: Uma Fazenda Quase Perfeita
3º Ano: O Grilo de Samuel
4º Ano: Um Campeão Sem Troféu
5º Ano: Craque x Crack: Uma Questão de Escolha!
Distribuição dos Livros
Aluno:
Família:
Professor:
Livro da Família
Livro do Professor
Amparo Legal
Na Educação, as despesas com o projeto caracterizam-se como Manutenção e Desenvolvimento de Ensino – MDE, conforme estabelecido pela Lei 9.394/1996, podendo ser suportadas inclusive, por recursos do FUNDEB ou com o complemento dos 25% do repasse municipal.
Capacitação Docente
Os autores do Projeto entendem que a participação de educadores capacitados é muito relevante para a consecução do objetivo de fundamentar o engajamento dos alunos, das famílias e da comunidade educacional pelo resgate de uma vida saudável, longe das drogas.
A capacitação docente é composta por uma palestra de abertura e atividade de treinamento presencial, complementadas por oficinas temáticas. O cronograma da formação será definido em conjunto com a equipe da Secretaria.
- Palestra de Abertura
Apresentação do Projeto Papo de Gente Pequena para diretores de escola, coordenadores pedagógicos e professores.
- Treinamento Presencial
Dirigido a coordenadores pedagógicos e docentes, o treinamento presencial tem como metodologia apresentar o material a ser desenvolvido, com instruções claras de abordagem, linguagem e preparo, além de formação técnica sobre o assunto.
- Oficinais Temáticas
Realizadas ao longo do período de execução do projeto.
Márcia Honora é fonoaudióloga, mestra em Educação e há muito tempo dedica seus estudos à inclusão de pessoas com deficiência e a diversidade humana. É autora de 121 livros, entre eles, mais de 50 paradidáticos sobre a temática da educação e da diversidade.
Usar ferramentas da literatura para falar da vida real? Um desafio. Para falar da vida real em sua expressão mais dura, a perda de jovens para as drogas? Um desafio muito maior. Por isso mesmo, foi inevitável abraçar a tarefa. Porque há urgências que precisam ser trazidas à tona, e a literatura sempre se prestou a falar do que é difícil, mas necessário.
Márcia Honora – Autora