Apresentação do caderno de apoio
Os Cadernos do Projeto Aprender Mais constituem-se como um material de apoio ao trabalho do(a) professor(a) de Ensino Fundamental I, nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa) e Matemática, tendo em vista a construção de uma cultura de sentido, de modo que os(as) estudantes produzam significados dos conhecimentos aprendidos na escola e estabeleçam relações entre os conhecimentos estudados e sua vida cotidiana, a partir de propósitos claros de leitura e escrita. A aprendizagem, nestes cadernos, é entendida como um processo de construção que se edica ao longo de um percurso; se sustenta no apoio mútuo entre os membros que integram a comunidade escolar e se caracteriza pela colaboração, interação, pertencimento ao grupo e sentimento de partilha de saberes e experiências.
Componentes
1 - CADERNOS DO PROJETO APRENDER MAIS
Os Cadernos do Projeto Aprender Mais nas áreas de Linguagens (Lingua Portuguesa) e Matemática incorporam aprendizagens relacionadas aos procedimentos de avaliação, por meio de questões inéditas e exclusivas, que seguem as matrizes de referência de cada avaliação oficial do MEC, Provinha e Prova Brasil, contribuindo para a melhoria do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da Rede Municipal de Ensino.
2 - AVALIAÇÕES PARA DIAGNÓSTICO DA REDE DE ENSINO
Aplicação de avaliações para diagnóstico das aprendizagens dos estudantes, a fim de obter dados que contribuam para a definição das intervenções pedagógicas necessárias à superação dos desafios de aprendizagem apresentados. Os relatórios gerados podem considerar a realidade por escola, suas respectivas turmas, além de apresentar os resultados individuais de cada estudante.
3 - PLATAFORMA VIRTUAL
Portal online com diversas questões específicas dos descritores da Prova Brasil, através da qual os estudantes poderão se autoavaliar, identificando o seu grau de proficiência com resultados ao final de cada simulado praticado no portal.
O Projeto
A Geek Educacional acredita que é possível obter melhores resultados na qualidade da educação, por meio de tecnologias que, de um lado, promovem atividades signicativas, tendo em vista a aprendizagem dos estudantes, e, por outro lado, auxiliam os professores na obtenção de dados precisos sobre o desempenho dos estudantes. O projeto Aprender + colabora na construção de intervenções pedagógicas necessárias à superação dos desafios apresentados pelos processo de avaliação, a exemplo da Provinha e da Prova Brasil. O objetivo do Projeto Aprender Mais, para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, é diagnosticar, avaliar e orientar os professores da rede escolar, a partir de dados obtidos com avaliações e uso de materiais didáticos direcionados aos estudantes, tendo em vista a melhoria dos indicadores educacionais e do grau de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.
Cadernos do Projeto Aprender Mais Língua Portuguesa
Cadernos do Projeto Aprender Mais de Matemática
Plataforma Virtual
Avaliações Diagnósticas da Rede de Ensino
A principal finalidade dessas avaliações é fornecer informações periódicas e comparáveis sobre o grau de proficiência dos estudantes das escolas da rede, visando orientar os gestores no monitoramento e na implementação das políticas voltadas à melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem.
Elaboração das Perguntas
Simulado/Diagnóstico
Planejamento, criação, laboração das provas, impressão das provas e cartões de respostas, distribuição das provas, leitura automática dos resultados e coleta das provas
Relatórios/Devolutiva
Planejamento, criação, elaboração das provas, impressão das provas e cartões de respostas, distribuição das provas, leitura automática dos resultados e coleta das provas
Análise de Dados
Avaliamos todos os dados dos estudantes e o comportamento das respostas individualizadas.
Diferenciais
OS CADERNOS DO PROJETO APRENDER MAIS NA ÁREA DE LINGUAGENS
*Contemplam quatro eixos de ensino e aprendizagem: oralidade, leitura, produção de texto escrito e análise linguística, eixos estruturantes de Língua Portuguesa das Diretrizes Curriculares Nacionais/ MEC.
*Concebem a aprendizagem como um direito do(a) estudante, a partir da proposição de sequências didáticas contextualizadas, com propósitos leitores e escritores conectados com os usos sociais da língua escrita.
CADERNOS DO PROJETO APRENDER MAIS NA ÁREA DE MATEMÁTICA
*Apresentam sequências didáticas que possibilitam a construção do conhecimento matemático, concebido como ciência e cultura produzidas pela humanidade ao longo dos tempos, em resposta às necessidades concretas e a desafios próprios dessa construção.
*Promovem situações que possibilitam ao(à) estudante o reconhecimento de regularidades em diversas situações, de diversas naturezas, comparando-as e estabelecendo relações entre elas e as regularidades já conhecidas.