Apresentação
O Projeto Ler e Aprender – Educação Infantil foi concebido com o intuito de possibilitar que as crianças sejam pensadores sistêmicos, reflitam sobre seus modelos mentais, aprendam a instruir-se em equipe e a construir visões compartilhadas com os outros, respeitando as diferenças e diversidades culturais. Nesse processo também estão inseridos os aspectos de socialização, possibilitando a integração de todos, sem qualquer tipo de exclusão.
O eixo do projeto são histórias norteadoras com personagens que brincam e divertem as crianças, ao longo das atividades.
O projeto foi elaborado de acordo com as premissas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), relativas ao trabalho com crianças de três a cinco anos.
Projeto Ler e Aprender
O Projeto Ler e Aprender - Educação Infantil é organizado de maneira sistêmica e é integrado pelos seguintes componentes:
Caderno de História e Atividades
Livros integrados estão organizadas histórias paradidáticas inéditas que ressaltam as experiências infantis, levando em consideração a ética, os novos conceitos de família e infância, a diversidade cultural e étnica e a inclusão de pessoas com deficiência. Através da história, será desenvolvida uma série de atividades contextualizadas e que integram os conteúdos referentes à faixa etária. As atividades exploram a criatividade e a reflexão das crianças perante a história citada e o mundo em que vivem.
Caderno Memórias de Criança (3 anos, 4 anos, 5 anos)
É um caderno no qual a criança é narrador-protagonista das histórias e aventuras vivenciadas ao longo do ano, revelando as experiências compartilhadas com os colegas, amigos, sua família e comunidade, em torno dos sentidos produzidos na escola. No final do ano letivo cada criança terá o registro da sua história contada por ela mesma, favorecendo a aproximação entre a criança e os adultos da sua família numa proposta de enriquecimento das relações, resgate das experiências da infância e registro de uma parte tão importante da vida, que poderá contribuir muito para a construção da personalidade e identidade da criança.
Coleção 3 anos
Festa de aniversário
(1º Bimestre)
Quem quer tomar banho?
(2º Bimestre)
Folclore brasileiro
(3º Bimestre)
Um lobo nem tão mau assim
(4º Bimestre)
Coleção 4 anos
Medo do escuro
(1º Bimestre)
Mas por quê?
(2º Bimestre)
Brinquedos trocados
(3º Bimestre)
Natal solidário
(4º Bimestre)
Coleção 5 anos
Brincando com as palavras
(1º Bimestre)
Mas eu não gosto
(2º Bimestre)
Amigo novo
(3º Bimestre)
Uma coruja que caiu do céu
(4º Bimestre)
Atividades
O livro contém atividades paradidáticas que desenvolvem e estimulam o aprendizado, através de conteúdos de pintura, colagem, associação de imagens, direções, entre outros, que enriquecem e permitem uma dinâmica tanto individual como em grupo. Além de unir a história com as atividades aproximando a criança ao universo imaginário, o livro torna mais fácil compreender e memorizar os conteúdos praticados em sala e explorados em casa, transformando tudo em lembranças registradas no caderno de memórias anual.
O Acompanhamento pedagógico às unidades escolares
A Articulação escola/família
A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Kit Coleção Infantis
O Kit contém 4 Cadernos de Aprendizagem, 1 Caderno Memórias de Criança.