Apresentação

O trânsito tal qual a sociedade moderna o concebeu precisa de mudanças urgentes. A escola, celeiro de cidadãos do futuro, tem importante papel na disseminação de informações sobre segurança no trânsito, além de trazer uma formação integral sobre o assunto, que também se associa à ética, sustentabilidade, inclusão social e cidadania como qualquer outro ambiente em que haja atuação humana. A escola é, assim, uma aliada na missão de reduzir a vitimização de crianças e jovens no trânsito de vias públicas brasileiras.

COMO PROTEGER NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA QUE NÃO FIGUREM NAS ESTATÍSTICAS DE TRÂNSITO?

A resposta é a educação para o trânsito. Vamos apresentá-los a esse universo caótico e orientá-los a se proteger dele. E mais: cientes de que estamos formando cidadãos do futuro, vamos ensiná-los a conviver, a compartilhar espaços, a se sentirem livres para refletir, opinar e encontrar seu lugar dentro do ambiente de trânsito.

É fundamental o engajamento da escola nesse processo de valorização da vida, buscando trazer mais segurança no trânsito. A educação transforma vidas e agora também pode salvá-las.

UMA NOVA FORMA DE RELACIONAMENTO COM O TRÂNSITo

Uma formação abrangente sobre qualquer assunto deve envolver temas transversais, como a boa convivência - suporte para a paz, e a inclusão social no trânsito. Significa que a mobilidade urbana deve incluir todos os usuários e ser capaz de lhes oferecer livre acesso ao que a cidade tem. A organização do trânsito deve permitir a universalização do acesso aos serviços de transporte público coletivo, assim como em calçadas. Não ter os direitos respeitados também é uma forma de violência.

É preciso despertar a consciência do cidadão sobre sua responsabilidade individual como usuário de trânsito. As crianças e os jovens são perfeitamente capazes de entender e propagar os princípios de convívio social, de valores e cidadania também aplicados a esse ambiente. São vetores de disseminação de uma nova engenharia mental que lhes credita a capacidade de transformar, de dar o exemplo, de compartilhar e exercer direitos e deveres.

Nosso Produto

Atenta a essa questão, a Geek Educacional apresenta o Projeto Educação para o Trânsito − composto por nove livros destinados aos estudantes do Ensino Fundamental I e II, e nove livros com orientações para os professores −, desenvolvido para contribuir, de maneira paradidática, à formação que pais e professores apresentam aos pequenos no âmbito do ambiente de trânsito. Está em consonância com os objetivos propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) que, em 2011, lançou a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), pela redução de acidentes de trânsito com mortes em 50% até 2020. No Brasil, segundo números da DATASUS/MS, isso significa reduzir em 21.628 o número de mortes anuais por acidentes de trânsito até o ano de 2020. É preciso, portanto, que o Brasil e os brasileiros se incorporem a este movimento global e articulado, cuja meta é a preservação da vida.

O Projeto

Este projeto foi pensado para instrumentalizar esse cidadão do futuro, o nosso aluno, com o aporte de temas focados nos mecanismos do trânsito e nas ramificações criadas a partir dele, as quais permeiam as ciências, a convivência, a história, a segurança, a sustentabilidade, a cidadania, a inclusão social, o meio ambiente, a formação do bom condutor e a consciência ética. Há de se implementar uma formação completa que envolva: conteúdo e reflexões; espaço para a exposição e o crescimento; troca de impressões; comunicação efetiva; debates e pesquisa; e a inserção da comunidade no ambiente escolar para participação em palestras - realizadas pelos próprios alunos - e compartilhamento de experiências. E é a tudo isso que nos propomos com este trabalho inovador de formação para o trânsito.

Objetivos Gerais do Projeto

1 - Alinhar a metodologia e dinâmica escolar às atitudes e movimentos nacionais e internacionais que buscam a segurança e boa convivência no trânsito;

2 - Disponibilizar conteúdos e atividades que podem ser trabalhados por docentes de qualquer região do país, pela praticidade e adequação às diversas realidades;

3 - Oferecer mais um instrumento de conscientização sobre a boa conduta no trânsito, tanto para promover a segurança pessoal como a de outrem;



4 - Impactar o aluno de modo positivo e proativo, para que ele possa se tornar um disseminador do comportamento voltado ao trânsito seguro, ético, sustentável e cidadão.

Tecnologia nos Livros

Os livros do Projeto Educação para o Trânsito, possuem tecnologia que aproxima os materiais físicos dos digitais. Os QR BOOK (ou “códigos QR”) são ícones que, quando lidos por tablets e smartphones, dão acesso a conteúdos pedagógicos digitais. Com esse sistema, os estudantes podem acessar o melhor dos dois mundos – dos materiais impressos e dos materiais digitais oferecidos pelo Projeto Educação para o Trânsito. Para ter acesso a esse dispositivo, basta possuir um celular, smartphone ou tablet com câmera e conexão à internet e baixar gratuitamente um leitor de QR Code, software que pode ser encontrado em vários sites.

POR QUE O PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO É A OPÇÃO MAIS COMPLETA PARA O ALUNO?

  • Cada livro foi pedagogicamente pensado para a faixa etária a que corresponde. Linguagem, objetivos, atividades e teoria estão conectados para favorecer um desenvolvimento abrangente e crescente do aluno;
  • Todos os livros têm cunho multidisciplinar, com interposição de conteúdos associados, com discussão e aprimoramento da capacidade dedutiva, reflexiva e cognitiva do aluno;
  • São livros com mais volume de páginas do que os apresentados por seus similares no mercado. Isso porque acreditamos ser pouco produtivo falar de trânsito apenas em “pinceladas”. É preciso analisar e refletir também sobre os assuntos correlacionados ao tema e avaliar o aprendizado por meio de atividades;
  • Cada livro - seguindo a progressão cognitiva que lhe é devida, e tendo o trânsito como base -, prioriza a reflexão, o debate, a troca de ideias, a argumentação, a interação e comunicação entre alunos;
  • Apresenta variadas atividades individuais, em equipe e extraclasse, envolvendo a escola e a comunidade, sobretudo nas quatro últimas séries;
  • É um projeto que propõe colocar o aluno como agente de mudança na comunidade em que vive, sendo um disseminador de ideias. Assim, cuidados no trânsito e com o meio ambiente, valores e inclusão, respeito pelo próximo e cidadania são assuntos que ganham amplidão na voz e na experiência compartilhadas entre alunos e comunidade.

COMPONENTES DO PROJETO

O Projeto Educação para o Trânsito foi escrito para servir como apoio paradidático no Ensino Fundamental I e II, e está organizado nos nove (9) títulos seguintes:

Ensino Fundamental I - 1º ano

Conteúdo
  • Identificação dos espaços
  • Meios de transporte
  • O guarda de trânsito
  • Cinto de segurança / semáforo
  • Transporte em movimento
  • Cuidados no trânsito
  • Conteúdo complementar

Ensino Fundamental I - 2º ano

Conteúdo
  • O papel das pessoas no trânsito
  • Semáforo para travessia de pedestres
  • Placas de trânsito
  • A calçada, a rua e a criança
  • Reforçando os cuidados no trânsito
  • Recortes para trânsito na escola
  • Conteúdo complementar

Ensino Fundamental I - 3º ano

Conteúdo
  • Sinalização do guarda de trânsito
  • O policial rodoviário
  • Mais placas de trânsito
  • Atropelamentos
  • Cuidando do meio ambiente
  • Jogo de tabuleiro
  • Conteúdo complementar

Ensino Fundamental I - 4º ano

Conteúdo
  • Órgãos de trânsito
  • A carteira de motorista
  • Mais placas de trânsito
  • Locomoção
  • Tipos de ruas
  • Trânsito para todos
  • Jogo de tabuleiro
  • Conteúdo complementar

Ensino Fundamental I - 5º ano

Conteúdo
  • Mais placas de trânsito
  • Comunicação e convívio no trânsito
  • Ciclismo e meio ambiente
  • Bons valores no trânsito
  • Jogo da memória

Ensino Fundamental II - 6º ano

Conteúdo
  • Categoria das placas
  • Ciclista consciente – segurança
  • Sustentabilidade e ciclismo
  • História das bicicletas
  • Locomoção e mobilidade
  • Evolução dos meios de transporte
  • Cidadania no trânsito
  • Conteúdo complementar

Ensino Fundamental II - 7º ano

Conteúdo
  • História do trânsito
  • Os primeiros veículos
  • As primeiras leis de trânsito
  • O primeiro acidente
  • O pedestre e o trânsito
  • Trânsito e meio ambiente
  • Sustentabilidade no trânsito
  • Transporte e tecnologia
  • Conteúdo complementar

Ensino Fundamental II - 8º ano

Conteúdo
  • Estatísticas de trânsito
  • Principais causas de acidentes
  • O papel da fiscalização
  • Infrações de trânsito
  • Ética e valores aplicados ao
  • Trânsito sustentável

Ensino Fundamental II - 9º ano

Conteúdo
  • A velocidade
  • Tempo de frenagem
  • O jovem no trânsito
  • Direção defensiva
  • Perfil do bom condutor
  • Primeiros socorros no trânsito
  • Trânsito, mudanças climáticas e saúde
  • Conteúdo complementar

Formação de multiplicadores

A formação de multiplicadores visa capacitar o educador/facilitador no ensino sobre trânsito. Compõe-se de uma palestra de abertura e um minicurso, incluindo ainda oficinas temáticas e o uso intensivo de plataforma de comunicação digital.

Palestra de Abertura

Público: Técnicos da rede, coordenadores pedagógicos e docentes. Apresentação do Projeto Educação para o Trânsito para a rede de ensino.

Minicurso

Público: Técnicos da rede, coordenadores pedagógicos e docentes. O minicurso tem por objetivo consolidar a compreensão do fenômeno multidimensional e histórico de transformação das ruas e das cidades em fator de risco para a população. Essa compreensão fundamenta o engajamento dos alunos, das famílias e da comunidade de educadores pelo resgate da segurança nas ruas, muito mais do que apenas no trânsito, e de uma mobilidade saudável, além de segura. O minicurso visa, ainda, fortalecer a integração intersetorial entre educação, trânsito e saúde.

Oficinas Temáticas

Público: Técnicos da rede, coordenadores pedagógicos, docentes. As oficinas permitem o aprofundamento conceitual e a ampliação do debate sobre eixos centrais da proposta de promoção do protagonismo dos jovens alunos, focando em questões contemporâneas da ação política pela segurança no trânsito. As oficinas são oportunidades de expansão da intersetorialidade e, ao mesmo tempo, de atualização dos conhecimentos.

Ambiente Virtual

Público: Técnicos da rede, coordenadores pedagógicos, docentes e alunos. O Projeto Educação para o Trânsito oferece um ambiente virtual com um acervo de textos analíticos e de fontes nacionais e internacionais de consulta e permite a interação direta entre o autor e os educadores.

Conclusão

Enfim, esta é uma Coleção que acompanha o crescimento intelectual do aluno, assim como a construção de seus valores, base para sua atuação em qualquer campo da vida. Seu caráter interdisciplinar traz essa possibilidade, pois traz à luz áreas do conhecimento que, de algum modo, associam-se ao ambiente de trânsito. Também aponta e discute atitudes corretas ou incorretas, faz pensar, e dá tempo para que o pensamento elabore suas questões que voltam melhor construídas. Muito debate em aula, muitos momentos de conversação com a classe e com o professor. É assim que vamos formando o aluno para atuar como um cidadão social e consciente, este mesmo que todos nós queremos ver nas ruas, nas estradas e em todos os lugares.