Apresentação do caderno de apoio

O Sistema de Ensino Direito de Aprender - SEDA é integrado por ações, produtos e serviços que interagem entre si, articulando os conhecimentos a serem desenvolvidos na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A aprendizagem, neste sistema, é entendida como um processo de construção que se edifica ao longo de um percurso; se sustenta no apoio mútuo entre os membros que integram a comunidade e se caracteriza pela colaboração, interação, pertencimento ao grupo e sentimento de partilha de saberes e experiências.

O SEDA desenvolve sequências didáticas que, de forma articulada e contextualizada, promovem a formação de leitores e escritores em todas as áreas de conhecimento Linguagens (Língua Portuguesa e Arte), Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas (História e Geografia) a partir do estudo de temas de relevância social que interessam as crianças nas diferentes faixas etárias atendidas. O SEDA considera as experiências sociais dos sujeitos como parte integrante do currículo, assumindo a realidade local e situações do cotidiano como objetos de estudo. A intenção do SEDA é contribuir com a garantia do direito de aprender na escola, fazendo com que os(as) estudantes produzam sentido dos conhecimentos estudados. O SEDA incorpora aprendizagens relacionadas aos procedimentos de avaliação, por meio de questões inspiradas na Provinha e Prova Brasil, contribuindo para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB da Rede Municipal de Ensino.

O Sistema de Ensino Direito de Aprender
é constituído pelos seguintes componentes:

O SEDA para o Ensino Fundamental apresenta diferenciais gráficos e pedagógicos específicos para cada etapa do processo de escolarização das crianças, que ampliam e valorizam o trabalho educativo em cada componente curricular, permitindo a inter-relação dos conhecimentos com o cotidiano escolar, em um modelo que forma o(a) estudante com os dispositivos pedagógicos necessários para prosseguir sua vida escolar, desenvolver o pensamento crítico e o exercício da cidadania.
Caderno Memórias de Criança
Caderno que ajuda as crianças na construção da sua identidade de estudante, a partir do registro das experiências escolares em torno de conhecimentos relevantes, sendo mediadas por suas experiências cotidianas. Promove a articulação de suas vivências e saberes com os conhecimentos historicamente acumulados, contribuindo para a construção da sua identidade pessoal. As atividades propostas contemplam aspectos relacionados à formação de valores, atitudes, convívio social, organização de rotinas e valorizam o desenvolvimento das práticas de letramento.
Projeto Didático
Cadernos integrados que visam a auxiliar os professores na garantia dos direitos de aprendizagem dos(as) estudantes. Neles, estão organizadas as sequências didáticas por áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (História e Geografia). Essa organização favorece a comunicação entre diferentes conhecimentos sistematizados e entre estes e outros saberes, ao mesmo tempo em que respeita os referenciais próprios de cada componente curricular. Cada ano de escolarização conta com 4 (quatro) Cadernos de Aprendizagem, um para cada bimestre letivo.
Cadernos de Aprendizagem
Cadernos integrados que visam a auxiliar os professores na garantia dos direitos de aprendizagem dos(as) estudantes. Neles, estão organizadas as sequências didáticas por áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (História e Geografia). Essa organização favorece a comunicação entre diferentes conhecimentos sistematizados e entre estes e outros saberes, ao mesmo tempo em que respeita os referenciais próprios de cada componente curricular. Cada ano de escolarização conta com 4 (quatro) Cadernos de Aprendizagem, um para cada bimestre letivo.
Agenda da Família
Caderno que visa a auxiliar a escola no estreitamento de vínculos com os familiares dos estudantes, de modo que cada grupo social responsável pela educação das crianças reconheça e assuma o seu papel nesse processo educativo, apoiando os estudantes na garantia de seus direitos de aprendizagem, nas diferentes áreas de conhecimento. No seda, a família é entendida como grupo social que exerce as funções de educação e de cuidados básicos de higiene, saúde, alimentação, orientação e afeto, mesmo sem laços de consanguinidade.

Divulgação e Marketing

É essencial que todo município acompanhe o SEDA... estudantes, docentes, gestores, comunidade...

O objetivo da campanha é informar à população que a cidade, agora, tem o Sistema de Ensino Direito de Aprender e que, através do SEDA, a educação vai estar presente em todos os lugares, estabelecendo-se, assim, uma realidade de democratização do acesso ao saber.

Resultado esperado com a campanha: apresentar à comunidade os resultados qualitativos e quantitativos do sistema de ensino em relação ao processo de aprendizagem dos estudantes e a melhoria dos indicadores educacionais do município.

A campanha será divulgada nos mais variados meios, desdobrada em peças como: outdoors, cartazes, banners, anúncios de jornais e revistas, frotas de veículos, backbus, painéis, bandeirolas, passarelas e viadutos, prédios, bóton e rádio.

Divulgação da matricula informatizada, facilitando o acesso da comunidade à rede escolar, sendo possível a solicitação e cadastrameto na web, sem filas nem demora para a comunidade.

O SEDA, de fato, é uma revolução na educação pública, porque ultrapassa os muros da escola e atinge todo o município. Por essa razão, é fundamental que as propostas cheguem ao maior número de pessoas, por meio de uma estratégia eficiente de marketing e comunicação para consolidar na comunidade a prioridade dada à educação pela gestão municipal. Para isso, sugerimos a comunicação partindo da gestão para todos os municípios

Serviços Acompanhamento
Acessoria pedagógica e relacionamento

Um sistema de ensino de qualidade tem que contemplar a dinâmica e as necessidades das escolas e das redes de ensino onde é implantado, fornecendo soluções aos parceiros – estudantes, professores, pais e gestores educacionais.

Um grande diferencial na implantação do Sistema de Ensino Direito de Aprender é a qualidade da Assessoria de Relacionamento, realizada por educadores experientes e comprometidos com o sucesso da educação. Cada parceiro tem um plano exclusivo de ações que focam as suas necessidades e realidades.

O Sistema de Ensino Direito de Aprender oferece um serviço completo de ações para a área pedagógica, desenvolvido para apoiar todos os envolvidos nas etapas de ensino: gestores, educadores e alunos.

Comprometido com a qualidade da formação contínua dos educadores, o SEDA oferece, em seu programa de gestão educacional, ferramentas que contribuem para o aperfeiçoamento da aprendizagem e do ensino nas escolas, por meio de ações práticas e metodológicas de efetiva aplicação em sala de aula.

Implantação do material didático

Encontro e orientação sobre a fundamentação conceitual e metodológica do Sistema de Ensino Direito de Aprender e para o uso adequado das ferramentas pedagógicas disponíveis. Formação direcionada ao perfil pedagógico do cliente.

SEDA

Por meio do serviço 0800 (ligação gratuita), os parceiros podem receber orientações e esclarecer dúvidas sobre as diversas soluções pedagógicas. Encontros com professores e gestores educacionais que contribuem para o aperfeiçoamento profissional com o intuito de impactar na melhoria do processo contínuo do ensino e da aprendizagem.

REUNIÕES COM PAIS

Durante as reuniões promovidas exclusivamente para os pais, profissionais especialistas em educação apresentam ideias e dialogam em busca de caminhos que aprimorem o relacionamento família-escola.

PALESTRAS PARA GESTORES

Durante as reuniões promovidas exclusivamente para os pais, profissionais especialistas em educação apresentam ideias e dialogam em busca de caminhos que aprimorem o relacionamento família-escola.

A tecnologia aliada à educação já se provou uma forma de aumentar o aprendizado, otimizar o tempo e reduzir custos.
O sistema de ensino SEDA conta com o sitema de gestão escolar mais moderno do país. O sistema [email protected] constitui-se em uma ferramenta gerencial para a rede pública de ensino, criada em ambiente web, que facilitará a administração escolar no que diz respeito à execução, acompanhamento e controle de suas atividades fins, com o conjunto de softwares de aplicação integrada que visa ao aperfeiçoamento da gestão escolar através da manutenção e gerenciamento de banco de dados que abrigam todas as informações do âmbito escolar e acompanhamento pedagógico, permitindo assim a atualização em tempo real da base de dados gerenciais da Secretaria de Educação do Estado ou Município.
A escola exige a otimização de processos e a capacidade de geração de dados para embasar tanto decisões pedagógicas como de gestão.

Os benefícios da tecnologia aliada à gestão escolar são inúmeros, pois gerir a instituição escolar com o apoio de um software oferece muitas facilidades. Com o [email protected], os gestores (secretário de Educação, diretores, pedagogos etc.) terão uma visão de toda a estrutura escolar, tendo mais tempo para investirem em ações que necessitem de maior atuação humana.

Sua operacionalização funciona através da ação direta dos operadores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de todas as categorias, conforme suas atribuições funcionais, possibilitando o registro online de todas as informações e ocorrências escolares.

Algumas vantagens no [email protected]

  • Matrícula informatizada (online).
  • Gerência das turmas escolares.
  • Controle do calendário escolar.
  • Notas, faltas e boletim informatizado.
  • Avaliações de desempenho.
  • Envio automático ao EducaCenso.
  • Administração dos docentes.
  • Configuração de períodos letivos.
  • Cadastro e controle dos estudantes.
  • Criação de relatórios personalizados.

- Suporte

HelpDesk Online 0800 do [email protected] Manuais e Vídeos Online

- 100% WEB

Criado em ambiente web que facilitará a administração escolar, trabalha online ou offline.

- TABLET

Sistema compatível para uso em tablets, IOS ou ANDROID
Possibilita todo acompanhamento pedagógico durante a vida escolar do estudante, controla notas, frequência, ocorrências diárias, aulas, conceitos e atividades.

Tecnologia Educacional
Gestão Escolar

Usar os recursos tecnológicos a seu favor não é assunto para o futuro.
Conheça um novo conceito em tecnologia educacional proposto pelo Sistema de Ensino Direito de Aprender para estudantes e professores. O Sistema de Ensino Direito de Aprender conta com recursos avançados em relação ao uso da informática na educação, dispõe de um sistema próprio de gestão escolar, para administração dos(as) estudantes, é o pioneiro na criação e implantação do QR Book nos livros.

Qr Book

Os Cadernos de Aprendizagem do Sistema de Ensino Direito de Aprender possuem QR Book, tecnologia que aproxima os materiais físicos dos digitais. Os QR Books (ou “códigos QR”) são ícones que, quando lidos por tablets e smartphones, dão acesso a conteúdos pedagógicos digitais. Com esse sistema, os estudantes podem acessar o melhor dos dois mundos – dos materiais impressos e dos materiais digitais oferecidos pelo Sistema de Ensino Direito de Aprender. Para ter acesso a esse dispositivo, basta possuir um celular, smartphone ou tablet com câmera e conexão à internet e baixar gratuitamente um leitor de QR Code, software que pode ser encontrado em vários sites na internet.

Educação Infantil 3, 4, e 5 anos

O Sistema de Ensino Direito de Aprender – Educação Infantil foi concebido com o intuito de possibilitar que as crianças sejam pensadores sistêmicos, a refletir sobre seus modelos mentais, aprendam a instruir-se em equipe e aprendam a construir visões compartilhadas com os outros, respeitando as diferenças e diversidades culturais.

A Articulação Escola/Família

O SEDA conta com o Caderno de Memórias, componente que busca estreitar o vínculo entre escola e família, favorecendo as relações familiares, o resgate de sua história de vida e valorizando as experiências vividas em família.

A Relação com a Educação Ambiental

Os materiais propostos pelo SEDA contemplam diversos temas, dentre eles a preocupação com a educação ambiental, desde as histórias norteadoras até as atividades desenvolvidas.

O Acompanhamento pedagógico às unidades escolares

O SEDA acredita que o processo formativo não se encerra nas atividades de formação continuada presenciais, mas necessita de acompanhamento regular para que as ações de implantação da proposta pedagógica possam sem avaliadas e novos subsídios possam ser apresentados aos professores.

Coleções Infantis

O SEDA na Educação Infantil é organizado de maneira sistêmica e é integrado pelos seguintes componentes:

3º anos

4º anos

5º anos

Caderno de Histórias e Atividades

São os livros integrados em que estão organizadas histórias para-didáticas inéditas que ressaltam as experiências infantis, levando em consideração a ética, os novos conceitos de família e infância, a diversidade cultural e étnica e a inclusão de pessoas com deficiência. Através da história, será desenvolvida uma série de atividades contextualizadas e que integram os conteúdos referentes à faixa etária. As atividades exploram a criatividade e a reflexão das crianças perante a história citada e o mundo em que vivem. Cada ano de escolarização conta com 4 Cadernos de Aprendizagem, um para cada bimestre letivo.

Caderno Memórias de Criança

É um caderno no qual a criança é narrador-protagonista das histórias e aventuras vivenciadas ao longo do ano, revelando as experiências compartilhadas com os colegas, amigos, sua família e comunidade, em torno dos sentidos produzidos na escola. No final do ano letivo cada criança terá o registro da sua história contada por ela mesma, favorecendo a aproximação entre a criança e os adultos da sua família numa proposta de enriquecimento das relações, resgate das experiências da infância e registro de uma parte tão importante da vida, que poderá contribuir muito para a construção da personalidade e identidade da criança. Cada ano de escolarização conta com 1 Caderno Memórias de Crianças.

Ensino Fundamental
1º ao 5º ano

Os Cadernos de Aprendizagem são organizados em partes, cada uma com os conhecimentos das diferentes áreas que integram o currículo do Ensino Fundamental. Para facilitar o seu manuseio, foram definidos separadores, com cor e texturas, que correspondem a cada uma das áreas e componentes curriculares, a fim de facilitar a sua localização. Na abertura do caderno, também são apresentados os direitos de aprendizagem previstos para o bimestre e que são trabalhados em cada volume. Esta é uma forma de professores e estudantes terem acesso aos conhecimentos a serem aprendidos.
A abertura do volume contempla o número do volume, seu título e uma imagem. Todas as informações estão relacionadas a alguns dos conhecimentos a serem estudados. Desde o começo, o livro dá pistas para que o(a) estudante possa imaginar o que vem pela frente e o que poderá aprender.
Os volumes estão organizados por módulos que são identificados com um número, um nome e uma imagem relacionada ao conhecimento a ser abordado. Nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa), Matemática e Ciências da Natureza, na abertura de cada módulo e no Livro do Professor, são apresentados os objetivos e os conhecimentos a serem abordados. No caso da área de Ciências Humanas, nos componentes de História e Geografia, essa apresentação é feita na abertura do volume. Ressalta-se que o Livro do Professor é igual ao livro do estudante acrescido de orientações laterais e respostas referentes às atividades propostas, para facilitar o trabalho docente.

Coleção Ensino Fundamental

  • Caderno de Aprendizagem
  • Caderno Memórias de Criança
  • Projeto da Família
  • Projeto Didático
1º Ano
2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano